Beber com moderação é realmente tão benéfico para os homens?
Encyclopedic
PRE
NEXT
Muitos concordariam que beber é uma segunda natureza para os homens, mas muitas mulheres desaprovam o consumo de álcool por parte dos seus parceiros. Na verdade, especialistas em bem-estar indicam que beber com moderação traz certos benefícios para os homens.
O consumo moderado de álcool oferece cinco benefícios principais aos homens:
1. Reduz o colesterol prejudicial
Nutricionistas e especialistas médicos ficaram perplexos com o «paradoxo francês»: por que razão os franceses, apesar de consumirem altos níveis de gorduras saturadas, apresentam taxas tão baixas de doenças coronárias? Pesquisas posteriores atribuíram esse fenómeno principalmente ao vinho tinto.O vinho tinto é uma parte indispensável da dieta diária francesa. Ele pode reduzir o colesterol prejudicial, prevenir coágulos sanguíneos e, assim, diminuir a incidência de doenças coronárias. Para obter esse efeito, as mulheres devem beber um copo de vinho (100-150 ml) por dia, enquanto os homens podem beber dois copos (aproximadamente 200-250 ml).
2. Prevenção da diabetes
Os especialistas médicos desejam enfatizar que o consumo moderado de bebidas alcoólicas, como outros alimentos, pode conferir certos benefícios à saúde. Estudos recentes indicam que, para as mulheres, o álcool estimula a produção de insulina, prevenindo assim a diabetes tipo 2 causada por picos repentinos de açúcar no sangue. No entanto, são necessárias mais pesquisas para determinar a quantidade exata de álcool necessária para obter esse efeito.
3. Estimular a função cerebral
O vinho aumenta os níveis de colesterol benéfico, facilitando um fluxo sanguíneo mais suave para o cérebro. Os investigadores acreditam que o consumo moderado de álcool pode dilatar os vasos sanguíneos cerebrais, melhorar o fluxo sanguíneo e combater proteínas tóxicas associadas à demência. Além disso, o álcool induz um stress controlado nas células cerebrais, ajudando-as a gerir melhor os stresses potentes que podem levar à demência.Prevenção de cálculos biliares
Um dos principais componentes dos cálculos biliares é o colesterol. Os antioxidantes presentes no vinho podem aumentar os níveis de colesterol benéfico em todo o corpo (incluindo a vesícula biliar) e reduzir o colesterol prejudicial, prevenindo assim a formação de cálculos biliares.
5. Controlo de peso
A prática demonstrou que o consumo moderado de álcool a longo prazo (até dois copos por dia para homens e um para mulheres) permite ao corpo metabolizar o álcool de forma eficaz sem causar aumento de peso.Consumir 5 a 7 copos por semana pode ajudar a reduzir os lanches e as refeições tardias, prevenindo o excesso de comida. Por exemplo, um copo de cerveja light pode criar uma sensação de saciedade no estômago, controlando o apetite sem adicionar calorias em excesso.
PRE
NEXT